SINUS

SUSTENTABILIDADE

A Diretoria de Sustentabilidade surge com o intuito de tornar mais efetivo os esforços da Equipe Organizadora no que tange ações e práticas sustentáveis durante toda a preparação do evento até os dias da simulação.

Guiada pelo princípio contrário à pegada ecológica, que é a remediação do uso dos recursos, a SiNUS inova com a proposta de incentivos positivos ao evento, conhecida como handprint. A utilização de produtos sustentáveis para a lojinha, na tentativa de redução do consumo de carne nos Coffee Breaks e na diminuição da produção de lixo e seu manejamento, são exemplos das medidas que tentaremos alcançar na edição de 2020.

Constatou-se, por meio da análise da Memória Institucional de outras edições, que a Diretoria Socioambiental, atual Diretoria de Integração Social (SÓCIO), na forma como estava delineada, não tinha recursos humanos suficientes para cuidar do Projeto Jovens Líderes (PJL) e de todo compromisso ambiental do evento.

A partir disso, surge a divisão de tarefas com essa nova diretoria, feita a partir da realocação da Equipe Organizadora, para que a parte sustentável esteja em perfeita congruência com o nosso tema atual, nossas metas e objetivos, e que possamos ajudar a manter nossa floresta em pé e nossa casa habitável para nós e para as gerações futuras.


QUER SABER O QUE A GENTE FAZ?

Carbocompensação

Por meio dela podemos plantar a quantidade árvores de acordo com o impacto que tivemos durante os dias de evento e sua preparação!

Práticas Sustentáveis

Durante o decorrer do projeto são realizados Planos de Ação Sustentável (PAS) de todas as diretorias administrativas com o objetivo de reduzir o impacto ambiental.

Reciclagem

É incentivada por meio da coleta seletiva de lixo e da busca de parcerias na área para gestão dos resíduos produzidos pelo evento.

Redes

Para fortalecer a rede sustentável da SiNUS são contatadas empresas e ONGs da área para realização de workshops e parcerias para os dias de evento.