O papel das mídias sociais na construção do imaginário coletivo

Centro de Informação das Nações Unidas (UNIC)

O Centro de Informações das Nações Unidas (UNIC) assume um papel midiático internacional, na medida em que influencia o rumo de debates e seleciona pautas relevantes a serem analisadas pelos organismos componentes da Organização das Nações Unidas (ONU). Seu tema nesta edição da Simulação das Nações Unidas para Secundaristas (SiNUS) trata de uma das mais fundamentais funções da mídia: a modelagem do pensamento coletivo. Para muitos sociólogos, esta temática é o que permite que tais meios de comunicação sejam considerados como o Quarto Poder, tendo a mesma capacidade de intervenção nos rumos da sociedade que o Judiciário, o Legislativo e o Executivo. No que tange ao mundo das simulações, a UNIC atua como a tradicional Agência de Comunicação, uma vez que tem o papel de cobrir as atividades e de divulgar o andamento dos demais comitês, de modo a informar todos os delegados e a gerar uma maior interação entre os participantes do evento. Diante disso, seus integrantes, enquanto jornalistas do campo audiovisual e escrito, têm o dever de atualizar a todos sobre questões políticas, econômicas e sociais, sempre atendo-se à veracidade dos fatos. Assim, a proposta da SiNUS para os meios de comunicação é simular este Centro de Informações responsável tanto pela divulgação de ações e resoluções das Nações Unidas em mais de 60 Estados, quanto pelo estabelecimento de um elo entre a população e os organismos internacionais.